Projeto de lei brasileiro propõe redução de uso de Photoshop na mídia
15:26Uma notícia para deixar de cabelos em pé celebridades do nosso Brasil, está em tramitação na Câmara dos Deputados um projeto de lei que obriga imagens tratadas com Photoshop a virem com a advertência "Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada".
O projeto será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Defesa do Consumidor; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Projeto de Lei 6853/10, do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), dirige-se inicialmente apenas a imagens publicitárias, o que eliminaria, por exemplo, os "banhos de Photoshop" que revistas masculinas promovem nas fotos de suas modelos nuas.
O projeto prevê multa de R$ 50 mil para quem desobedecer a lei. Wladimir Costa, autor do projeto, é um cantor de música brega e radialista sensacionalista paraense que, durante a campanha eleitoral, subia só de cuecas em trios elétricos para chamar a atenção para sua candidatura.
Segundo ele, o objetivo da proposta é acabar com a "idealização" do corpo humano. Projetos semelhantes também já estão em discussão na França e na Inglaterra. Ambos propõem que os anúncios sejam mais realistas e as imagens sofram menos intervenções do Photoshop.
9 comentário(s)
Assim a gente vai saber se a mulherada é bonita realmente =D
ResponderExcluirGostei, a multa para a Playboy devia ser de 1 milhão... aí sim a gente ia ver se realmente "elas" que posam para a Playboy são realmente gostosas com aquele corpão, ou se é tudo photoshop!
ResponderExcluirGostei da idéia
Chocked! Mas, acho que tá certo!
ResponderExcluirNa minha humilde opinião, Playboy e revistas semelhantes deveriam ser poupadas, pois sempre viveram de vender fantasias e não a realidade, pois desde que a fotografia existe, existem os truques, e a pessoa retratada é 'melhorada' através de maquiagem e truques de iluminação. Esse tipo de legislação deveria atingir sim a publicidade, que passa como 'normal' e 'ideal' padrões de beleza importados e irreais mesmo no mundinho da moda e congêneres, e que atinge um público muito maior e indiscriminado do que revistas para adultos.
ResponderExcluirisso tem que ser feito mesmo
ResponderExcluirFala sério.....tanta coisa bem mais séria pra se resolver nesse país e eles ficam se preocupando com photoshop???
ResponderExcluirPlayboy vende oq o povo quer ver, se n tiver PS ja era a revista nao vende rsrs so os trabulho :S
ResponderExcluirFala sério.....tanta coisa bem mais séria pra se resolver nesse país e eles ficam se preocupando com photoshop??? [2]
ResponderExcluirÉ verdade galera!
ResponderExcluirTem coisa mais importante pra se preocupar!