Rússia planeja criar órgão para controlar a internet. Em outras palavras, Censura
16:53
O Kremlin quer submeter comportamentos online à censura do governo
A proposta de criação de uma Câmara dos Blogueiros por parte do governo russo chamou a atenção da imprensa internacional. Semelhante ao modelo de Câmara Pública, o Kremlin quer instituir um corpo nacional de consulta, composto por personalidades e blogueiros de destaque, que deveriam, em conjunto, definir uma série de regras para um bom comportamento na web – em outras palavras, censura.
As regras criadas pela Câmara dos Blogueiros ajudariam a “extirpar todo tipo de confronto virtual”, afirmou Sergei Mironov, líder do partido “Uma Rússia Justa”, em artigo publicado pelo site Net Effect. Mironov afirmou ainda que “elementos anti-sociais e criminais” na web devem ser submetidos à censura do governo russo, baseada em diretrizes criadas pelos novos “monitores virtuais” No início do ano o presidente russo Dmitry Medvedev publicou seu próprio manifesto sobre a internet, que mostrou-se um marco para um maior controle estatal sobre a rede mundial de computadores. “A internet não deve ser um terreno dominado por regras feiras por um único país, mesmo se este for o mais forte e mais avançado deles”, escreveu. “Devem existir leis internacionais, desenvolvidas coletivamente, e a web deve continuar a desenvolver-se como tem sido até hoje – como um ambiente comum. Somente desse modo poderemos combater o terrorismo, a xenofobia e outras atividades ilícitas”, afirmou o presidente russo, segundo com o blog Danger Room da revista Wired.
A criação da Câmara dos Blogueiros dificulta ainda mais a livre expressão dos cidadãos. “O governo russo já tem controle sobre todas as mídias de massa tradicionais”, alerta artigo do site American Thinker. Além disso, Kim Zigfeld, autor do artigo, lembra que o acesso à internet ainda é escasso para os russos, citando dados levantados pelo Levada Centre: mais de dois terços de todas as famílias russas não têm acesso à web por não possuírem o hardware básico (ou seja, um mero PC); dos cidadãos que possuem computadores pessoais, apenas 16% acessam a internet diariamente.
A Rússia ainda está muito longe de ser tão controladora quando a China e sua Grande Muralha Digital (em inglês, The Great FireWall of China), mas parece que a Câmara dos Blogueiros é um esforço para reprimir a única mídia restante, em língua russa, que ainda pode contar com a livre expressão.
0 comentário(s)