Maioria dos e-mails da Microsoft vazados na internet tem senha ‘123456’

16:33

Pesquisa mostra que falta de segurança dos usuários facilitou roubo.
Contas com extensões ‘@hotmail.com’ e ‘@msn.com’ foram expostas.

Uma pesquisa feita pelo especialista da empresa de segurança Acutinex, Bogdan Cali, revelou que o vazamento de mais de 10 mil contas de e-mail “@hotmail.com”, “@live.com” e “@msn.com”, todas da Microsoft, nesta segunda-feira (5) foi facilitado pela falta de segurança dos usuários. A maioria das senhas dessas contas é “12345”, ao lado, segundo o analista, de nomes “hispânicos” como “alejandra” e “alberto”.


O estudo revelou que 22% dos e-mails roubados possuem senhas com seis caracteres, 21% têm oito caracteres e 14% apresentam sete caracteres. Da lista roubada, mais de 8 mil contas possuem palavras-chave únicas, ou seja, que não se repetem. O código mais longo apresenta 30 letras e o mais curto apenas uma.


A recomendação da Microsoft é que todos os usuários de suas contas de e-mail troquem as senhas a cada 90 dias para evitar futuros problemas e que usem programas antivírus.

Entenda o caso

O site Neowin divulgou nesta segunda-feira (5) que os e-mails e respectivas senhas de milhares de contas do serviço Windows Live Hotmail, da Microsoft, foram publicadas on-line. De acordo com a página – citada em uma reportagem da BBC --, um usuário anônimo postou os detalhes das contas no dia 1 de outubro no pastebin.com, um site usado para desenvolvedores compartilharem trechos de códigos. Os dados já foram removidos do site.


Entre as extensões de e-mail que tiveram dados publicados na internet estão @hotmail.com, @msn.com e @live.com. Ainda de acordo com o site, a lista continha informações de cerca de 10 mil contas iniciadas com as letras “a” e “b”. Por isso, é possível que haja ainda outras listas.

You Might Also Like

0 comentário(s)